A Diretoria da Federação dos Comerciários e seus 68 Sindicatos Filiados tiveram a grata satisfação em iniciar o cumprimento de um compromisso pautado numa iniciativa humana e transformadora: a primeira “Ação Social de Inclusão da Diversidade Humana”. A atividade aconteceu na quinta-feira (27/8) no Clube de Campo dos Comerciários de Sorocaba (ver matéria neste Portal) e superou as melhores expectativas.
Agradeço o apoio, neste importante evento, da Prefeitura de Sorocaba, do Governo Alckmin, por meio da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, que abrilhantou nossa programação com o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, o Padef. Estendo também meus cumprimentos às entidades assistenciais de Sorocaba que montaram 30 estandes no Ginásio Poliesportivo do Clube na intenção de sensibilizar a comunidade diante de uma situação que requer toda a nossa atenção e toda a nossa preocupação! Palestras de renomados especialistas foram didáticas e esclarecedoras.
O objetivo do Departamento de Educação e de Responsabilidade Social da nossa Federação é humanizar e transformar os ambientes de trabalho em várias frentes de atuação. Uma das nossas principais realizações cuida da inserção de pessoas com deficiência, reconhecendo todas suas potencialidades, capacidades e tendo acesso a gestos de superação.
Para nós, este dia 27 de agosto de 2015 marca uma data importante para o Sindicato dos Comerciários de Sorocaba, dirigido pelo combativo presidente Ruy Queiroz de Amorim, o qual parabenizo, bem como sua Diretoria, pela inciativa inédita no sindicalismo brasileiro em realizar um evento desta magnitude no Clube de Campo dos Comerciários.
A data é igualmente marcante para todo o movimento sindical comerciário onde representamos cerca de 2,7 milhões de trabalhadores no Estado de São Paulo. A realização desta primeira “Ação Social de Inclusão da Diversidade Humana”, a Asidh, reafirma o nosso compromisso com a inclusão. Estamos engajados na manutenção e na ampliação, participando de eventos desta importância, e também promovendo palestras, e dinâmicas, entre outras agendas.
São atitudes que buscam despertar a consciência dos empresários, dos trabalhadores, da sociedade civil em geral sobre os benefícios de se promover a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
Cito como exemplo nossa dinâmica chamada “Café Sensorial”. Em parceria com nossos Sindicatos Filiados, já desenvolvemos centenas de encontros em todo o Estado. Neles, os participantes vivenciam o que é, de fato, a intitulada “Deficiência com Eficiência”. Assim com na Asidh, pude presenciar os mais emocionantes depoimentos de pessoas que despertaram, durante os trabalhos, para a necessidade de se respeitar a capacidade e os direitos da pessoa com deficiência.
Para nossa alegria, o “Selo de Reconhecimento Social” criado pela nossa Federação, em 2013, já pode ser visto nas dependências dos nossos Sindicatos Filiados; sinal que estamos no caminho certo desta inclusão. Os resultados do programa “Café Sensorial” também podem ser constatados com a empregabilidade que a dinâmica tem gerado no comércio, e como não poderia deixar de ser, nos nossos próprios Sindicatos.
O estreitamento dos vínculos desta causa com o mundo do trabalho ocorreu ao longo do dia 27 de agosto na Asidh por meio de uma programação enriquecedora e diversificada. Estiveram disponíveis serviços com a intermediação de mão de obra para o mercado de trabalho, recebimento de currículos e emissões de primeiras e segundas vias da Carteira Profissional.
Desenvolvemos, portanto, a inclusão de pessoas com deficiência promovendo atitudes na prática. Certamente, os encaminhamentos aqui deliberados vão sensibilizar e conscientizar a sociedade local. Ainda mais frente à necessidade de se fazer cumprir a Lei de Cotas que ainda é ignorada por alguns patrões.
Reforço, portanto, meus cumprimentos a todos os presentes. Vamos continuar juntos lutando para a ampliação dos direitos e das oportunidades de trabalho às pessoas com deficiência, com respeito e a dignidade com as quais elas devem ser tratadas.
Luiz Carlos Motta
Presidente