Motta: “A Lei 12.790 contribui para humanizar os locais de trabalho”
A Regulamentação da Categoria Profissional de Empregados no Comércio está em vigor há dez anos. Resultado da mobilização unitária do sindicalismo comerciário brasileiro, a Lei 12.790 foi sancionada pela então Presidente da República Dilma Rousseff em 14 de março de 2013. Sindicatos, Federações, Centrais Sindicais e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), de onde o projeto é originário, atuaram conjuntamente dentro e fora do Congresso Nacional para conquistar esta antiga reivindicação. Cita-se como exemplo dessas ações a 7ª Marcha das Centrais Sindicais, realizada em Brasília, nove dias antes da sanção do Projeto de Lei (115/07), de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS), que apadrinhou a proposta. Esta também contou com o apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), entidade patronal que reconheceu como correta a regulamentação da profissão.
Avanços
A instituição do 30 de Outubro como o Dia do Comerciário em todo o Brasil é uma das vitórias da lei. Também fazem parte deste avanço histórico aos mais de 12 milhões de comerciários brasileiros:
1) Registro de Comerciário na Carteira Profissional.
2) Jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 semanais.
3) Admissão da jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos de revezamento, sendo vedada a utilização do mesmo empregado em mais de um turno.
4) Manutenção da fixação dos pisos salariais por meio de Convenção ou Acordo.
5) Programas e ações de educação, formação e qualificação profissional.
Motta
O presidente da Federação, Luiz Carlos Motta, diz: “A Lei 12.790 contribui para humanizar os locais de trabalho. Reforça a proteção pela qualidade de vida e de trabalho da categoria!”.