Por Luiz Carlos Motta*
É tempo de Olimpíada e o espírito esportivo, que paira na atmosfera, nos remete às ações praticadas em apoio ao esporte enquanto dirigente sindical, comerciário e Deputado Federal. Reconheço nas atividades esportivas um forte fator de inclusão social, além dos ótimos benefícios que garantem à saúde e junto à promoção de bom convívio social.
Juntamente com a Diretoria da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários), da mesma forma em que celebro as subidas no pódio dos representantes do Brasil na Olimpíada de Paris, festejo a consagração dos atletas de ambos os sexos que, apoiados pela Federação, têm feito bonito no futebol, basquete, corrida de pedestres, karatê e outros.
Campeões
Érica Carla Santos, karateca patrocinada pela Fecomerciários, exemplifica esta minha afirmação. Recentemente, ela se sagrou campeã nos Jogos Regionais 2024. Também tiveram ótimo desempenho no tatame dez alunos e alunas de Karatê, integrantes do Programa de Iniciação Esportiva, mantido pela Federação em seu Centro de Lazer em Praia Grande, durante o Campeonato Paulista da modalidade. A atleta Júlia K. B. Vieira foi a grande campeã feminina e Gabriel Barbosa, no masculino.
Detalhe importante: eles começaram a treinar em nosso Programa há menos de um ano e meio. Tais performances revelam que o Programa está cumprindo seu objetivo. Ou seja: contribuir para a formação de seres humanos do bem que cultivem caráter e valores sociais sólidos. Hoje, treinam, gratuitamente, 48 alunos de ambos os sexos, de cinco a treze anos. Alguns são filhos de comerciários, de funcionários do Centro de Lazer e outros, oriundos de famílias de baixa renda. Acreditamos que, por meio do esporte, estamos contribuindo para a formação de cidadãs e cidadãos saudáveis e íntegros! Valorizamos o crescimento pessoal e moral, assegurando que cada praticante saia fortalecido não apenas física, mas também eticamente, contribuindo para a sociedade de modo positivo.
Futsal
O esporte educa. Também promove congregação entre os comerciários paulistas. É o que se vê durante a nossa Copa Estadual de Futsal. É gratificante testemunhar a dedicação desses trabalhadores aos treinos que antecipam os jogos anuais disputados em Praia Grande. Fazem parte times de comerciários de várias cidades paulistas onde atuam os seus Sindicatos. Os jogos acontecem em clima de disputas sadias e de confraternização. O prestígio às quinze Copas de Futsal que a Fecomerciários já realizou no Estado se constata com a presença de verdadeiros ídolos do futebol brasileiro, que homenageados por ela, acompanharam as finais. Exemplos: César Maluco, Rivellino, Paulo César Cajú, Serginho Chulapa, Careca e Cafú, entre outros craques.
Oportunidades
Muitos dos grandes ídolos de hoje começaram suas carreiras treinando nas quadras, campos de futebol ou centros esportivos das comunidades onde nasceram. É ali que são revelados craques de vários esportes. Por isso, insisto: é preciso criar a primeira oportunidade para os atletas mostrarem talentos e, assim, serem beneficiados pela transformação social. Escolinhas de futebol também são um bom exemplo para o surgimento de atletas do futuro. É nas quadras ou nos campos de futebol dos Sindicatos dos Comerciários, grandes incentivadores do esporte, que alunos e alunas se dedicam a uma árdua jornada de treinos com profissionais capacitados.
Esporte-educação
Acredito no binômio esporte-educação, como uma saída para a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das famílias brasileiras como um todo. Mas é preciso investir de forma contínua na adoção de políticas públicas voltadas ao incentivo ao esporte. O mesmo compromisso de acreditar e apoiar o esporte na base sindical comerciária paulista, tenho levado à Câmara dos Deputados, onde exerço o meu segundo mandato.
Nessas duas frentes, valorizo a prática esportiva por meio de divulgação dos programas de apoio citados acima e com grande aceitação por parte dos meus pares. Também dedico atenção especial à liberação de materiais esportivos para atender às demandas de escolinhas de dezenas de municípios paulistas, além de recursos federais e estaduais para investimento em melhoria da infraestrutura na área esportiva e lazer. Dá gosto visitar esses municípios e constatar o poder transformador do esporte; sensação igualmente vivenciada junto aos projetos desenvolvidos pelos Sindicatos dos Comerciários. Ou seja: a sensação de estar contribuindo para a formação de atletas saudáveis e íntegros e quem sabe futuros medalhistas olímpicos. Por que não?
*Luiz Carlos Motta é Presidente da Fecomerciários e da CNTC. É Deputado Federal (PL/SP)